26 de novembro de 2012

APRESENTAÇÃO E REGRAS GERAIS DO BLOG

26 de novembro de 2012. Finalmente, após muito pensar na possibilidade de iniciar um blog, resolvi seguir em frente com a ideia. Assim, para “começar do começo”, faço um breve resumo de quem eu sou, a título de apresentação: nasci no ano de 1972, na cidade de São Gonçalo/RJ. Cresci em Niterói, no seio de família católica, vivendo literalmente “dentro” da igreja (minha avó era zeladora da pequena capela na qual morávamos nos fundos, e uma das portas de nossa antiga sala abria para dentro da igrejinha). Perdi o meu pai logo cedo (eu tinha sete anos), o que – dizem, mas eu realmente não me lembro – me trouxe certos traumas durante a infância (principalmente excesso de timidez, disso eu me lembro).

Fiz o primeiro grau em escola pública, e o segundo em particular; apesar de inicialmente ser bom em Matemática (cheguei a ganhar medalha de prata em uma maratona dessa disciplina), o gosto pela matéria foi sendo diluído, a ponto de ela ter sido a responsável pela minha repetência da (antiga) oitava série, bem como minhas (poucas) tentativas (frustradas) de passar em um vestibular (Álgebra, Trigonometria e Geometria eram nomes que me causavam pesadelos terríveis). Saído da escola fui direto para o trabalho, o que me fez relaxar de vez dos estudos e deixar as tentativas de novos vestibulares ao largo por um bom tempo.

Fui balconista de padaria e de lanchonete, contínuo e, finalmente, após prestar concurso, entrei para o serviço público em 1994, onde estou até hoje. Casei, descasei, voltei a casar. Depois de “velho” entrei em uma faculdade particular e formei-me em Direito. Não prestei exame de ordem por vários motivos, dentre os quais os principais são: primeiro, não tenho intenção de advogar, o estágio jurídico me fez perceber como pode ser chata a vida nos Fóruns; e segundo, entre a data em que entrei e a data em que me formei foram muitos anos (mesmo!) e muitas modificações na legislação, e não tenho, por enquanto, ânimo ou paciência para me atualizar (ainda que não esteja de todo apartado do assunto) para prestar tal exame. Quem sabe daqui a algum tempo?

Nos primeiros períodos da faculdade tive contato com as disciplinas de Filosofia e Sociologia, o que atiçou o meu gosto por tais áreas e me levou a perceber o quão pouco crítico eu era, e quão pobre era o meu conhecimento. Isso fez com que procurasse me aprofundar, e aos poucos passei a incluir a Antropologia em minha rotina de estudos. Busquei autores clássicos e modernos, obras literárias famosas, e devagar – porém de forma constante – fui montando uma pequena biblioteca particular. O fato de minha segunda esposa ser bibliotecária também contribuiu significativamente para que tivesse acesso a mais fontes de estudo.

Procurando textos para estudo na internet, lá pelos idos de 2004, comecei a visitar sites de ceticismo (Ceticismo Aberto e Sociedade da Terra Redonda eram leituras que sempre me deixavam com um “gostinho de quero mais”). Quanto mais material eu lia, mais eu queria ler. Procurava as fontes dos artigos (e isso me levou a uma mania que tenho até hoje: a cada livro que compro, a primeira coisa que faço é conferir a bibliografia e ver quais obras já tenho e quais faltam – claro que não vou conseguir adquirir tamanha quantidade de livros, mas me sinto gratificado ao perceber que determinado autor cita uma obra que eu, além de já tê-la lido, a tenho na minha biblioteca), visitava sebos, tentava adquirir – e ler – o maior número de obras possível – e me entristecia ao ver o quanto ainda ficaria sem ler.

Por volta de 2006 passei a acompanhar os artigos e os debates nos sites Ateus.Net, Ceticismo.Net e Clube Cético. Em meados de 2007 comecei a frequentar o site Ateus do Brasil de forma assídua, participando dos debates, até o início de 2012, quando ele praticamente ficou desativado. E assim, de passo em passo, o pensamento crítico, agora “alimentado” e a cada dia mais “faminto”, levou-me – ou melhor dizendo, deu o leve empurrão que faltava para me levar – ao agnosticismo, após ter professado a religião católica até os 36 anos.

Agora, quanto ao blog em si, minha intenção é postar artigos escritos por mim, e notícias de interesse geral, sobre Ciência, Tecnologia, Filosofia, História, Biologia, Religiões e outros. Talvez neste início as coisas andem meio devagar, até eu pegar o jeito (mesmo já estando com quatro textos em processo criativo). Quanto aos possíveis comentários, de início não tenciono submetê-los à moderação (visto que tal procedimento pode gerar algum atraso na visualização das postagens), mas esta decisão poderá ser reavaliada futuramente se houver necessidade.

E como não poderia deixar de ser, a possibilidade de haver comentários levanta a questão de quais serão os limites para as eventuais postagens. O que será permitido? O que será proibido? Quero acreditar que os possíveis comentadores, se houverem, saberão portarem-se como seres racionais que são. Mas como a natureza humana é tão cheia de surpresas, umas poucas regras gerais de conduta talvez venham a ser necessárias para manter a harmonia deste espaço.

REGRAS GERAIS

1. Considera-se Administrador o dono do blog. Considera-se Comentador qualquer pessoa que postar no blog.

2. Apesar da internet ser um ambiente público, o presente blog, bem como os seus possíveis desdobramentos, é um espaço privado, ainda que aberto aos leitores, cabendo única e exclusivamente ao Administrador gerir o seu conteúdo e zelar pela harmonia entre os Comentadores.

3. É de inteira responsabilidade do Comentador o conteúdo de suas postagens aos textos, artigos e/ou matérias veiculadas no blog, as quais não serão editadas pelo Administrador, salvo solicitação expressa ou nas hipóteses constantes dos itens/subitens 5.1, 6, 7.2 e 8.

3.1. No caso de solicitação expressa do Comentador para alteração de postagens, esta somente se dará a critério do Administrador.

4.  É dever do Comentador ser cortês e respeitar o Administrador e os outros Comentadores, lembrando que mesmo comentários acalorados durante um debate podem – e devem – espelhar um ser humano educado em sua origem.

4.1. Caso algum Comentador sinta-se ofendido, poderá solicitar a interferência do Administrador, que irá avaliar a situação e, se julgar necessário, tomar a(s) devida(s) providência(s).

5. Não serão aceitos comentários que, de qualquer forma, violem normas de direito estabelecidas na legislação brasileira, façam apologia a comportamentos delituosos ou que incitem à violência, bem como comentários de cunho racista, sexista, homofóbico ou assemelhados.

5.1. Os comentários que se enquadrem neste item poderão ser excluídos a qualquer tempo, sendo deixado em seu lugar uma ressalva ao motivo da exclusão.

5.2. Qualquer comentário que desrespeite este item poderá ter seu conteúdo remetido diretamente às autoridades competentes à sua averiguação, se for o caso.

6. Não serão aceitos comentários de cunho pornográfico, os quais poderão ser excluídos a qualquer tempo, sendo deixado em seu lugar uma ressalva ao motivo da exclusão.

7. Postagens de textos e/ou artigos de terceiros devem sempre indicar a sua fonte, preferencialmente a original.

7.1. No caso dos textos e/ou artigos referidos neste item serem excessivamente longos, deve-se dar preferência a postar um título de chamada e o link para a fonte, evitando, com isso, a poluição visual deste espaço.

7.2. A critério do Administrador, os comentários que se enquadrem no subitem anterior poderão ser alterados a qualquer tempo, sendo deixado em seu lugar uma ressalva ao motivo da alteração.

8. Deverão ser evitados os comentários que visem exclusivamente ao proselitismo, os quais poderão ser alterados ou excluídos a qualquer tempo, sendo deixado em seu lugar uma ressalva ao motivo da alteração ou exclusão.

9. Outras regras gerais, bem como regras específicas, poderão ser estabelecidas, modificadas ou revogadas a qualquer tempo, a critério do Administrador, se houver necessidade.

10. A postagem de comentários aos artigos, notícias e/ou publicações denota aceitação tácita de todos os itens anteriores por parte do Comentador, não cabendo posterior alegação de seu desconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário